Ansiedade climática: a mudança do clima entra nas salas de psicoterapia

eco-ansiedade

Já publicamos sobre a eco-ansiedade, um conceito introduzido por jovens ativistas e que entrou no dicionário recentemente. O The New York Times publicou matéria sobre a ansiedade climática. Há uma década, os psicólogos Thomas Doherty e Susan Clayton publicaram um artigo propondo que a mudança climática teria um poderoso impacto psicológico não apenas aqueles que sofrem pelas consequências da emergência do clima, mas também aqueles que as acompanham por meio de notícias e pesquisas.

Não será preciso de uma paciente como foi Anna O. para Freud para este campo se desenvolver, já que está se expandindo rapidamente: a Climate Psychology Alliance fornece um diretório online de terapeutas conscientes do clima: a Good Grief Network (rede de apoio de pares baseada em programas de dependência de 12 etapas) gerou mais de 50 grupos. Além disso, programas de certificação profissional em psicologia climática começaram a aparecer.

Por sua vez, o Dr. Doherty, depois de ser procurado por muita gente com esse problema, construiu uma clínica inteira para o tema e tem um podcast sobre o “Climate Change and Happiness”. The conversation também aborda o assunto.

Wired informa que as crianças também sofrem de ansiedade climática e que os adultos podem ajudá-las dando ferramentas para que canalizem seus sentimentos para algo mais construtivo, como agir em suas próprias comunidades.

Estudo publicado no Journal of Climate Change and Health e replicado na CTV News revelou que as condições devastadoras das ondas de calor no noroeste do Pacífico no verão passado aumentaram a ansiedade entre os moradores da Colúmbia Britânica.

The Guardian indica o filme “Princess Mononoke”, do gênio da animação Hayao Miyazaki ao livro The Last Man, da não menos brilhante Mary Shelley, autora do Frankenstein, entre outras dicas de música, games e arte que debatem a questão.

 

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.