Depois do desmantelamento dos órgãos ambientais, Mourão reclama de “pouca gente” para combater desmatamento

9 de fevereiro de 2022
Mourão desmatamento falta de pessoal

Primeiro, o governo desmantela os órgãos ambientais. Depois, reduz os fiscais de campo, substituindo-os por militares sem conhecimento da matéria. Chega a comemorar a redução de 80% nas multas. Mas depois reclama da falta de pessoal para combater o desmatamento na Amazônia. Parece piada, mas este é o roteiro do governo Bolsonaro.

Desde 2019 o atual governo tem promovido o mais grave retrocesso ambiental da história do país. No final do ano passado, o próprio presidente comemorou a falta de fiscalização ambiental. Mas ontem (8/2), como se não fizesse parte do governo, o vice-presidente do país e líder do Conselho Nacional da Amazônia, general Hamilton Mourão, atribuiu “o pior janeiro do governo” à falta de pessoal para combater o desmatamento. A epifania vice-presidencial foi notícia no g1, Metrópoles, Antagonista e TV Cultura.

Mesmo sem os dados completos, os alertas do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somaram 360 km² – o maior número registrado para janeiro desde o começo da série histórica em 2015. O primeiro mês de 2022 segue a toada do ano passado que, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), registrou a maior área desmatada na Amazônia dos últimos 14 anos.

Em tempo: A situação da Amazônia certamente seria diferente se o governo Bolsonaro não tivesse travado R$ 2,9 bilhões em recursos no Fundo Amazônia. [Foi] “o Brasil que descumpriu as regras. A bola não está com a Noruega e com a Alemanha. Está com a gente”, explicou Tasso Azevedo, do MapBiomas, em live do Valor realizada na segunda (7/2) e reportada em matéria de Daniela Chiaretti, na qual também é possível conferir o vídeo da conversa. Criado em 2008, o Fundo Amazônia era o maior programa de pagamentos por serviços ambientais do Brasil, financiando projetos de combate ao desmatamento até ser paralisado, em 2019, quando o governo Bolsonaro quis impor mudanças sem conversar com os financiadores – Noruega e Alemanha.

 

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar