Em pleno verão, Santa Catarina tem geada e termômetros abaixo dos 5°C

geada Santa Catarina

Não está fácil para o sul do Brasil. Depois de quase fritar ovo no asfalto em decorrência da onda de calor escaldante que atingiu a região em meados de janeiro e na semana passada, agora é o frio polar que chegou para sacudir a poeira dos casacos, como aponta a CNN Brasil. Em pleno verão, os termômetros despencaram na serra catarinense, e os campos amanheceram cobertos por geada no Vale dos Caminhos da Neve, em São Joaquim. Segundo O Globo, a mínima foi registrada em Urupema: 3,2°C às 7h.

De acordo com o MetSul, a massa de ar seco responsável pelas manhãs geladas nos pontos de serra (com mais de mil metros de altitude) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná deverá permanecer nos próximos dias. Já na faixa litorânea catarinense, o tempo foi mais condizente com a época do ano, com temperaturas entre 20°C de mínima a 27°C de máxima, em Florianópolis, e chegando a 30°C, no Vale do Itajaí.

Com frio ou calor, a estiagem que afeta a região não muda. O Boletim Hidrometeorológico Integrado divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina e destacado no UOL, revela que janeiro teve chuvas abaixo da média, o que deverá se repetir entre fevereiro e abril, indicando uma “estiagem hidrológica prolongada e com consequências severas para o ambiente nos próximos meses do ano”.

O MetSul apontou ainda que a estiagem “severa” que tem castigado o sul do país, prejudicando principalmente o setor agrícola, foi agravada pela onda de calor extremo de janeiro. O mapa da “anomalia” da precipitação no último trimestre deixa claro que a região Oeste dos três estados do sul é a mais afetada. O Portal Ecoa, no UOL, traz explicações didáticas sobre o que são os eventos extremos e expõe os motivos pelos quais estes estão mais frequentes.

 

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.