Governo alemão escala chefe do Greenpeace para negociações climáticas 

Alemanha negociações climáticas

A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, do Partido Verde, recrutou a diretora executiva do Greenpeace International, Jennifer Morgan, para ser sua enviada especial para a política climática internacional. O cargo é o equivalente alemão ao posto ocupado por John Kerry, nos EUA. Morgan deve ser apresentada formalmente à imprensa nesta quarta-feira (9), informou o DW.

Nascida nos EUA, a ativista é bacharel em Ciência Política e Estudos Alemães e trabalhou para o Ministério do Meio Ambiente alemão sob a então Ministra do Meio Ambiente, Angela Merkel. Coliderando o Greenpeace Internacional desde 2016, Morgan tem ampla experiência em negociações climáticas, sendo uma das vozes mais críticas aos falsos planos climáticos de países e empresas. A indicação teve ampla repercussão, por exemplo em Reuters, AP, e Valor, e sinaliza um alto nível de ambição climática do novo governo.

O chanceler alemão Olaf Scholz se comprometeu a formar um “clube” de grandes economias que pressionam por mais ação contra a mudança climática. Se você está se perguntando de que forma as relações com o Brasil podem ser afetadas, vale a pena rever a entrevista de 2020 de Morgan para o Roda-Viva, na TV Cultura.

Em tempo 1: Kerry promoveu a adjunto o seu conselheiro-chefe Rick Duke, principal arquiteto do acordo sobre metano assinado na COP26 no ano passado, informa a Reuters. A mesma agência reporta que o enviado especial do governo americano sobre o clima está costurando uma aproximação com o México.

Em tempo 2: No Chile, o plano de reconstrução verde do presidente Gabriel Boric ficará a cargo da proeminente cientista do clima Maisa Rojas. “Acho que há muito espaço para o Chile se tornar um líder na luta contra a mudança climática”, afirmou Maisa ao Guardian.

 

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.