Notas sobre carros elétricos: preço do lítio sobe quase 500% em um ano

carros elétricos
  1. Por conta da corrida pelos carros elétricos, o preço do lítio disparou quase 500% em um ano, informam The Guardian e The Morning Brew. A BMI (Benchmark Mineral Intelligence) prevê continuidade deste aumento pelo menos nos próximos seis meses, devido à enorme demanda por células de bateria. Durante anos, a fabricação das baterias e dos EVs vem se tornando mais barata à medida que a tecnologia veio melhorando junto com a produção, que só vem aumentando. A Bloomberg alerta, porém, ao risco deste aumento de custos das matérias-primas – e do lítio em particular – atrapalhar a transição para veículos elétricos.
  2. Artigo da Bloomberg Green diz que Elon Musk está se isolando na tecnologia que usa em seus veículos elétricos, enquanto outras montadoras adotam o Lidar –  abreviação de detecção e alcance de luz, uma tecnologia de sensores que envia pulsos de laser e mede o tempo que leva para refletir em um objeto e retornar. Esses dados são usados ​​para calcular a distância dos objetos e criar um mapa tridimensional de uma dada área.
  3. A fabricante de veículos elétricos Rivian deixou os investidores preocupados por não ter atingido a meta de construção de 1.200 veículos no ano passado em sua fábrica em Illinois, publica The New York Times.
  4. A InsideEV informa que o número de estações de recarga superará o de postos de combustíveis nos EUA em breve, enquanto que este número deve triplicar no Brasil até o fim de 2022. Já a Europa precisa de 65 milhões de carregadores de veículos elétricos até 2035. O continente terá 130 milhões de veículos elétricos nas estradas até 2035, de acordo com um relatório conjunto da Ernst & Young e da associação comercial da indústria de eletricidade Eurelectric citado em reportagem da Bloomberg.
  5. Para quem quiser saber mais sobre estas questões, este artigo do The New York Times fala do porque este ano pode ser crítico para os carros elétricos.

 

ClimaInfo, 10 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.