Alta nos preços da energia fóssil dá fôlego à gigante carvoeira dos EUA

carvão EUA

Apesar dos esforços globais para se  abandonar o combustível fóssil mais sujo, a maior produtora mundial de carvão do setor privado, a Peabody Energy, apresentou seu maior lucro trimestral dos últimos 20 anos. Foram US$ 513 milhões nos últimos três meses de 2021, subsequentes a uma perda de US$ 129 milhões de um ano atrás, marcando seu período mais lucrativo nos registros da S&P Global Market Intelligence desde 1999.

Os altos preços do gás natural impulsionaram um retorno do carvão entre muitos produtores de energia elétrica, mudando completamente a sorte da empresa. A companhia passou por um processo de concordata em 2016-17 e tinha advertido sobre sua capacidade de continuar em andamento ainda em 2020. FT e Bloomberg dão detalhes.

Os preços altos dos combustíveis fósseis estão fazendo a alegria de acionistas de petroleiras mundo afora às custas dos consumidores. O Guardian mostra os cofres cheios da BP, a Reuters os da Total, e a Bloomberg mostra como o aumento da lucratividade do óleo cru está elevando os custos em todos os setores da economia e esvaziando o bolso dos consumidores.

Em tempo: Especialistas da ONU pedem à Suécia que interrompa um projeto de mina de minério de ferro. O projeto impactará os Semi, o único grupo indígena remanescente na Europa, que não foi consultado. A ativista sueca Greta Thunberg esteve no protesto durante o fim de semana.

 

ClimaInfo, 11 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.