Alta nos preços da energia fóssil dá fôlego à gigante carvoeira dos EUA

11 de fevereiro de 2022
carvão EUA

Apesar dos esforços globais para se  abandonar o combustível fóssil mais sujo, a maior produtora mundial de carvão do setor privado, a Peabody Energy, apresentou seu maior lucro trimestral dos últimos 20 anos. Foram US$ 513 milhões nos últimos três meses de 2021, subsequentes a uma perda de US$ 129 milhões de um ano atrás, marcando seu período mais lucrativo nos registros da S&P Global Market Intelligence desde 1999.

Os altos preços do gás natural impulsionaram um retorno do carvão entre muitos produtores de energia elétrica, mudando completamente a sorte da empresa. A companhia passou por um processo de concordata em 2016-17 e tinha advertido sobre sua capacidade de continuar em andamento ainda em 2020. FT e Bloomberg dão detalhes.

Os preços altos dos combustíveis fósseis estão fazendo a alegria de acionistas de petroleiras mundo afora às custas dos consumidores. O Guardian mostra os cofres cheios da BP, a Reuters os da Total, e a Bloomberg mostra como o aumento da lucratividade do óleo cru está elevando os custos em todos os setores da economia e esvaziando o bolso dos consumidores.

Em tempo: Especialistas da ONU pedem à Suécia que interrompa um projeto de mina de minério de ferro. O projeto impactará os Semi, o único grupo indígena remanescente na Europa, que não foi consultado. A ativista sueca Greta Thunberg esteve no protesto durante o fim de semana.

 

ClimaInfo, 11 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar