Por trás dos preços do diesel, a encarniçada briga pela sobrevivência fóssil

14 de fevereiro de 2022
petróleo

De olho nos votos para chegar ao 2º turno, Bolsonaro aponta seu dedo impotente para o ICMS dos estados tentando justificar as altas no preço ao consumidor da gasolina e do diesel, sem mencionar que o preço do barril do petróleo está 5 vezes mais alto do que há 2 anos e o dólar, pelo menos 3.

Com escreveu Márcio Santilli no Mídia Ninja, “enquanto o mundo inteiro promove a substituição das energias fósseis, cuja queima destrói o mundo, por meio do aquecimento global, no Brasil nossos líderes nos indicam mais caminhos, que não podem nos levar muito além do próprio pleito e que só nos trarão mais atraso e sofrimento.” Um tiro olímpico, duplo carpado, no pé.

Claudio Bernardes, do Secovi-SP, o sindicato da habitação, constata na Folha, corretamente, que “as cidades precisam do fornecimento ininterrupto de energia, e consomem aproximadamente 75% da energia primária global”. Mas, como muitos desde as capitanias hereditárias, Bernardes conclui demandando mais investimentos dos governos, no caso os municipais.

Enquanto isso, na Esplanada, o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, ex-militar do Exército, disse em apresentação feita na semana passada que investirá em fontes renováveis, numa pouco comentada invasão do território do almirante-ministro de Energia, informam Exame e Click Petróleo e Gás.

As matérias não detalham no que consiste o plano apresentado por Freitas, mas comemoram a expansão das fotovoltaicas nos telhados do país. O Valor repercutiu a notícia de que o país respondeu por pouco mais de 5% da demanda por painéis fotovoltaicos no ano passado.

 

ClimaInfo, 14 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar