Mesmo com metas verdes, grandes bancos europeus seguem investindo bilhões em energia fóssil

Bancos metas verdes

Diante da intensificação da crise climática, refletida pelo aumento dos eventos extremos, é passada a hora de ver as organizações alinharem discurso e prática. Porém, no mundo corporativo – principalmente no setor bancário – ainda se vê as mesmas organizações fazendo jogo duplo. Com uma mão batem nas costas de negociadores do clima, se comprometendo com o net-zero; com outra, financiando negócios envolvendo petróleo e gás.

Segundo o Guardian e outros veículos de imprensa internacional, os 25 maiores bancos europeus, liderados por HSBC, Barclays e BNP Paribas, forneceram US$ 55 bilhões (o equivalente a R$ 275 bilhões) em empréstimos e outros financiamentos a 50 grandes corporações – entre elas a ExxonMobil – envolvidas com perfuração de novos poços de petróleo e exploração de gás. O levantamento foi feito pela ShareAction.

Vale lembrar que essas mesmas instituições financeiras tinham assinado na ONU, em 2021, o “Net-Zero Banking Alliance” (NZBA), um compromisso internacional de redução das emissões de gases de efeito estufa a partir dos seus financiamentos. Bloomberg, Reuters e BBC News escreveram sobre o caso.

 

ClimaInfo, 15 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.