Geração eólica e solar já representam mais de 13% da matriz elétrica brasileira

16 de fevereiro de 2022
eólica e solar

A Oferta Interna de Energia Elétrica – que é a soma do consumo nos setores econômicos menos as perdas na distribuição e transmissão – deverá crescer 4,7% em 2021, segundo o Boletim Mensal de Energia de novembro de 2021 publicado pela Agência Brasil.

A geração eólica e solar representam mais de 13% da matriz elétrica brasileira, sendo que a fonte hidrelétrica é responsável por 56,7% e a fóssil por 20%.

Mas, enquanto as fontes eólicas e solar subiram 2,9 pontos percentuais, faltam linhas de transmissão. O Estado de S.Paulo informa que as limitações das linhas de transmissão são um problema crônico do setor elétrico e chegam a causar prejuízos bilionários ao país: uma infinidade de parques eólicos e usinas hidrelétricas ficaram prontas, mas não tinham como escoar energia.

O descompasso atinge os novos projetos de usinas fotovoltaicas. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2019, 33 mil megawatts-hora (MWh) deixaram de ser entregues ao sistema por falta de linha de transmissão. Esse volume saltou para 70,8 mil MWh, em 2020, e chegou a 105 mil MWh em 2021, até agosto.

Em tempo: O Valor Econômico publica que, para atingir as metas globais de descarbonização em veículos comerciais, o Brasil terá que recorrer a três ou quatro tipos de fontes de energia e todas dependerão do amparo de políticas públicas. Em outra reportagem, o Valor destaca que as vendas de etanol das usinas caíram 32% em janeiro. Foi observado que as vendas de biocombustível por parte dos produtores estão em linha com a queda no consumo de combustíveis do ciclo Otto, o usado nos veículos flex.

 

ClimaInfo, 16 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar