Clima extremo: chuvas intensas causam mortes e destruição em Petrópolis

Petrópolis clima extremo

Ao menos 78 pessoas morreram em Petrópolis após chuvas extremas caírem no município nesta 3ª feira (15/2). Há 35 desaparecidos e dezenas de desabrigados. A tempestade se originou de uma massa de ar frio que estava sobre o Oceano Atlântico e que já tinha baixado as temperaturas no Sul do país. A cidade histórica e montanhosa na Região Serrana do Rio de Janeiro recebeu em 3 horas um volume maior de chuvas do que a média para o mês de fevereiro – que já é chuvoso.

No bairro Morro da Oficina, até 80 casas foram soterradas. Imagens de drones mostram o caos em toda a cidade. Várias autoridades se reuniram nesta 4ª feira no município e o governador do estado, Cláudio Castro, classificou a situação como um cenário de guerra, com carros pendurados em postes e presos a telhados.

Há onze anos, mais de 900 pessoas morreram na Região Serrana após chuvas intensas, em uma das maiores tragédias da história do Brasil. O episódio levou à criação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o Cemaden. José Marengo, meteorologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, não tem dúvidas sobre o aumento da intensidade deste evento em comparação com o de 2011. “Menos pessoas morrem hoje porque se criou uma cultura de monitoramento de desastres com a criação do Cemaden. Até 2011, os alertas tratavam apenas da chuva e não de movimentação de massa [deslizamentos]”, disse à Folha. O jornal informa ainda que o órgão emitiu um alerta na 2ª feira informando sobre a possibilidade de ocorrência de fortes chuvas.

Não é possível prever um volume tão expressivo e concentrado de chuvas, mas segundo declaração do cientista Paulo Artaxo à mesma reportagem, o alerta deveria ter gerado evacuação imediata das áreas de risco dado o histórico da região. Sirenes foram acionadas às 16h42 desta 3ª feira, segundo informou a Defesa Civil, isto é, quando as chuvas já haviam começado e já estavam intensas.

Mas além de alertas, o que mais deveria ter sido feito nesses onze anos para impedir que milhares de pessoas continuassem ocupando áreas de risco na região? O jornalista Leonardo Sakamoto elenca no UOL uma série de ações necessárias para governos que levem a crise climática e a ocupação desordenada a sério.

Os bombeiros e as equipes locais de defesa civil seguem trabalhando no local. A previsão é infeliz: as próximas horas terão mais chuvas, um risco para essas equipes, já que o solo da região está encharcado e pode apresentar instabilidades. A principal notícia do momento no Brasil teve ampla repercussão na imprensa estrangeira, com Reuters, AP, BBC, NYT, ABC News, entre outros.

 

ClimaInfo, 17 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.