Garimpeiros bloqueiam escritório do ICMBio no Pará contra fiscalização ambiental

17 de fevereiro de 2022
garimpeiros ICMBio Pará

Itaituba fica às margens do Rio Tapajós, no Pará, região que é um dos maiores polos de garimpo ilegal do Brasil. Ontem (16/2), o município foi palco de um protesto de garimpeiros contra a fiscalização ambiental que incluiu a queima de duas pontes de madeira e o bloqueio à sede do Instituto Chico Mendes (ICMBio) no município, de acordo com o Estadão.

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública estiveram presentes na região, mas não encontramos informações sobre terem feito alguma coisa para reprimir o protesto dos criminosos (ao contrário do que se viu em frente ao Congresso Nacional, no protesto pacífico contra o PL do Veneno).

A audácia dos criminosos tem respaldo oficial: segundo o Estadão, na véspera, o deputado federal José Priante (MDB-PA), primo do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), esteve no Palácio do Planalto junto com o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões Júnior; o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB); e o secretário de Meio Ambiente (!!!) do município, Bruno Rolim. Eles foram recebidos pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que se prestou ao papel de ouvir pleitos de criminosos. O encontro foi devidamente divulgado nas redes sociais do deputado.

Aliás, na manhã do protesto dos garimpeiros, o ministro das minas e energia estava na Jovem Pan defendendo os decretos presidenciais que os favorecem. A esse respeito, vale conferir o podcast Ao Ponto, que ouviu Larissa Rodrigues, doutora em energia pela USP e gerente de portfólio do Instituto Escolhas, explicando as razões pelas quais esses decretos têm sofrido inúmeras críticas.

Mas se depender dos Congressistas de outros estados, os “mineradores artesanais” podem meter a viola no saco: de acordo com o Metrópoles, em pouco mais de 24 horas a oposição na Câmara dos Deputados apresentou cinco projetos de decreto legislativo (PDL) contra a tentativa do Planalto de facilitar modalidades de garimpo.

Para os políticos paraenses, fica nossa recomendação: leiam a matéria da DW na quartesanalal Erika Berenguer, pesquisadora sênior das universidades de Oxford e Lancaster, na Inglaterra, e líder de um dos capítulos dedicados aos impactos da mineração na Amazônia que compõem o relatório do Scientific Panel for the Amazon (SPA), explica o risco que o mercúrio, usado pelo garimpo, representa para a população do Pará. Spoiler: são riscos de problemas neurológicos como insônia, ansiedade, dificuldade locomotora e cognitiva nas crianças, além de maior chance de abortos.

O protesto e o afago dos políticos paraenses aos garimpeiros vem na sequência da deflagração da Operação Caribe Amazônico pela Polícia Federal nesta segunda (14/2), nas proximidades da Terra Indígena Munduruku. Como prescreve a lei, a operação incluiu a apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados em práticas ilegais. A Folha traz os detalhes. O Liberal  lembrou que a região de Itaituba foi também alvo na última quarta (10/2) da “Operação Alerta Amazônia 2”, que constatou o desmatamento de 2.070 hectares na Flona de Altamira.

 

ClimaInfo, 17 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar