Retórica da “revolução verde” pode ser contraproducente para a ação climática

comunicação climática

Estudo realizado pelo think tank Fabian Society e pela Foundation for European Progressive Studies (FEPS) mostrou que muitos ativistas climáticos e políticos não estão conseguindo persuadir proporções significativas da população dos benefícios da descarbonização da economia e podem até estar dificultando a ação ambiental.

Em artigo para o Independent, Luke Raikes, um dos responsáveis pela pesquisa, argumenta que se os ativistas continuarem “falando sua própria língua” afastarão ativamente a população em geral. Para Raikes é preciso implementar políticas melhores, mas também falar melhor sobre os benefícios potenciais da ação sobre as mudanças climáticas – particularmente com grupos que permanecem menos convencidos de que tal ação é necessária. Pois, foi revelado que grande parte da população simplesmente não acredita em argumentos sobre os benefícios econômicos da ação climática, seja como uma oportunidade de criar empregos, reverter o declínio industrial ou transformar o capitalismo.

Em tempo: Artigo publicado na Yale Climate Connections correlaciona e traz argumentos para o envolvimento das artes no combate às mudanças climáticas. A crise climática é cada vez mais reconhecida como uma questão cultural e também técnica, científica e de infraestrutura.

 

ClimaInfo, 17 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.