Cientistas analisam impacto de atitudes sociais em potencial de aquecimento global

impactos climáticos

Opinião pública ou a adesão ao status quo afetarão a trajetória do aquecimento global até 2100, revela pesquisa que analisou as atitudes sociais frente ao aquecimento global em artigo publicado pela Nature e replicado pelo The Guardian. Em geral, cada aspecto relativo à emergência climática foi examinado e feito em silos disciplinares, por exemplo, entre o olhar das Ciências Sociais ou pela Ciências Climáticas, mas não unidos. Afinal, há uma complexa teia de interações que pode rapidamente impedir uma determinada mudança de direção.

No estudo, os cientistas modelaram 100 mil possíveis cenários futuros de aquecimento global: em alguns modelos, os pesquisadores definiram as instituições para terem maior viés em relação ao status quo, ou mais responsividade do público, ou custos decrescentes das políticas após a sua implementação e assim por diante.

Outra pesquisa mostra que os ativistas ambientais deveriam mudar a narrativa para falar com o restante da população que já está sofrendo as consequências, mas não compra a ideia de “revolução verde”. Não basta “olhar pra cima”, é preciso aprender a ouvir e como falar com o outro.

Em tempo:  As consequências devastadoras da emergência climática nas comunidades agrícolas no Zimbábue estão forçando jovens mulheres e crianças à prostituição depois que secas e enchentes destruíram suas plantações, mostra o Independent.

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.