Pesquisadores sugerem conexão entre lockdown pandêmico e recorde de chuvas na China

21 de fevereiro de 2022
chuvas na China

Cientistas indicam que uma rápida queda nas emissões devida à quarentena anti-COVID desempenhou um papel fundamental no recorde de chuvas na China em 2020. Nas últimas quatro décadas, as chuvas de verão na China oriental e central diminuíram significativamente devido ao aumento da quantidade de aerossóis na atmosfera. Essas partículas, muito associadas à queima de carvão, reduzem a ocorrência de tempestades em larga escala e podem levar a menores precipitações.

Embora a cadeia de eventos que conecta as medidas de lockdown às enchentes seja bastante complexa, o estudo sugere que a ausência destas partículas e a redução das emissões de gases de efeito estufa em 2020 teriam causado o efeito oposto – um grande aumento das chuvas. Ainda segundo a pesquisa, efeitos de curto e longo prazo nos cortes de emissão de poluentes podem ter efeito contraditórios sobre as chuvas, e seria improvável esperar que a manutenção e aumento dessas reduções gerem eventos semelhantes. A BBC deu detalhes do estudo.

Enquanto isso, o Reino Unido vive sua segunda mais intensa tempestade em décadas, a Eunice, que deixou ao menos nove mortos. Rajadas de até 170 km/hora foram registradas na Ilha de Wight, com alertas emitidos em várias partes do país, e cidadãos orientados a ficar em casa ou aguardar em abrigos – o que pode ter salvado vidas.

Mais de 1,3 milhões de habitantes ficaram sem luz, e os danos aos edifícios e casas podem passar dos 300 milhões de libras, segundo empresas de seguro. A tempestade seguiu em direção à Holanda ainda na 6ª feira (18), onde derrubou árvores e barreiras.  AP, Reuters, The Guardian, Bloomberg e BBC dão detalhes.

Em tempo: A temporada de tufões na Costa Oriental da África segue dramática em 2022. Pelo menos 14 pessoas morreram em Madagascar após a passagem da tempestade tropical Dumako, segundo infomações da agência estatal de socorro a desastres. A Ilha se prepara para outra tempestade, prevista para atingir o país na 3ª feira, 22.

 

ClimaInfo, 21 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar