Tecnologias de captura e uso de carbono têm balanço ruim

captura e armazenamento de carbono

Pela dificuldade em armazenar o dióxido de carbono capturado, há projetos de captura que se propõe a usar o gás de modo a evitar que este vá para a atmosfera. Um grupo de pesquisadores holandeses analisou o ciclo de vida de 40 destes projetos que consomem energia para converter o CO2 em combustíveis ou o empregam para impulsionar outros processos.

Um destes últimos é a prática comum de bombeamento do gás dentro de poços para extrair mais petróleo. O problema é que quase todo esse petróleo virará mais CO2, o que, para o clima, não faz nenhum sentido.

No final, os pesquisadores viram que 32 deles acabam emitindo mais CO2 do que conseguem remover da atmosfera. A reinjeção em poços fazia parte dos 8 restantes. As propostas de aproveitamento do CO2 na produção de concreto parecem ser as únicas com alguma perspectiva de dar certo.

O trabalho foi publicado na One Earth e comentado na New Scientist e na Cosmos. O site da universidade Radboud, onde trabalha a autora-líder, Kiane de Kleijne, também tem uma página comentando o trabalho.

Rafael Garcia, d’O Globo escreveu sobre a pesquisa e sobre soluções tecnológicas que consigam evitar o final do filme “Não olhem para cima”.

 

ClimaInfo, 21 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.