Os cinquenta tons de verde dos investimentos em ESG

greenwashing financiamentos

Palavras como “verde” e “sustentável” são rótulos vagos o suficiente para fundos e bancos oferecerem produtos ESG para uma demanda crescente de pessoas e empresas querendo mostrar responsabilidade. Há muita venda enganosa – às vezes criminosa, às vezes apenas pouco transparente – o que pode levar o mundo ESG para uma crise de credibilidade inédita.

Uma matéria do Financial Times fala de uma diretora de negócios que escolheu uma plataforma de investimentos oferecendo sua carteira de papéis verdes. Ela descobriu, depois, que a maior parte do portfólio era composta de ações de bancos e não, como esperava, de empresas que desenvolvem energia limpa.

Estima-se que haja no mundo todo quase US$ 3 trilhões em papéis pintados com 50 ou mais tons de verde espalhados por quase 6.000 fundos, ¾ deles baseados na Europa. Uma pesquisa feita no ano passado olhou para quase 600 fundos de equity que se apresentavam como aderentes aos princípios ESG. Mais de 400 deles não estavam alinhados com as metas do Acordo de Paris.

Este é um mundo novo, que precisa de regras claras e aceitas no mundo todo. Enquanto o mundo financeiro tiver amplo espaço para definir seus próprios atributos, muitos irão comprar gatos pardos por lebres verdes.

Em tempo: Cinco grandes corporações energéticas europeias estão processando quatro países por criarem obstáculos para projetos de carvão, petróleo e gás em nome do combate às mudanças climáticas. Holanda, Itália, Polônia e Eslovênia enfrentam ações no valor de quase € 4 bilhões que aproveitam brechas em suas legislações. A poderosa RWE alemã diz que entende a importância da transição energética, mas quer ser ressarcida pelos prejuízos causados pelas políticas desses países. A notícia vem pelo Financial Times. Estas empresas estão entre as principais responsáveis pelo aquecimento global e querem ser compensadas pelo fechamento de suas plantas quando deveria ser o contrário – elas deveriam ressarcir a humanidade pelos danos que causaram.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.