Tempestades ao norte, seca ao sul: inverno europeu é marcado pelo clima extremo

22 de fevereiro de 2022
Europa clima extremo

Dudley, Eunice, Franklin, Antonia. Haja criatividade na escolha de nomes para classificar a série de tempestades que atingiu o Norte da Europa nos últimos dias. Mesmo com alertas antecipados e infraestrutura adequada, o número de mortes chegou a 14 na região, segundo a Associated Press.

Fortes chuvas e rajadas de vento com força de furacão – uma delas atingiu 196 Km/h na Ilha de Wight na 6ª feira (25/2), um recorde para a Inglaterra – interromperam serviços de trens, deixaram centenas de milhares de pessoas sem energia e provocaram destruição e inundações. As tempestades e as correntes de jato oriundas do Atlântico Norte foram consideradas incomuns pelos meteorologistas e atingiram principalmente Irlanda do Norte, França, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e Holanda.

A Suécia, atingida por forte nevasca, teve o serviço de transporte público por ônibus suspenso em Estocolmo, capital do país. Na Alemanha, a companhia ferroviária nacional interrompeu os serviços de trem de longa distância em metade do país, destacou a Reuters.

Para quem ainda não entendeu que mudanças climáticas geram custos altos, a corretora de seguros Aon estimou que o dano causado pelas tempestades, só na Alemanha, chegou a pelo menos 1,6 bilhão de euros (quase R$ 10 bilhões). Os ventos mortais trouxeram pelo menos uma notícia boa: ajudaram a Polônia a bater recorde de produção de energia eólica, que cobriu 30% (6.700 megawatts) da demanda por energia daquele país, segundo a AP.

Neste inverno de extremos no continente europeu, enquanto tempestades castigam o Norte, o Sul é atingido por uma forte estiagem. Portugal enfrenta uma seca em área maior do que a de 2005, considerada recorde, e enfrenta riscos de perda de safra e desabastecimento de água. Os ministérios de Agricultura de Portugal e da Espanha apresentaram ontem (21/2) um plano conjunto à Comissão Europeia para endereçar a questão e pleitear apoio financeiro aos agricultores, informou a Reuters. Ainda segundo a agência, o déficit persistente de chuvas nas regiões mediterrâneas já está afetando a produção de pastagens e culturas de cevada e trigo.

Em tempo: A temporada de ciclones não dá trégua à ilha de Madagascar, na costa leste africana. Segundo a previsão meteorológica, a região deve ser atingida ainda hoje pelo ciclone Emnati. A região ainda não se recuperou dos outros três ciclones e tempestades que a atingiram desde o início de janeiro, deixando um rastro de destruição e 200 mortes. A Associated Press traz mais informações.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar