IBAMA faz 33 anos em meio a desmonte e estrangulamento orçamentário

IBAMA 33 anos

Teve até bolo na comemoração simbólica de aniversário do IBAMA, mas o gosto foi amargo. Cartazes e o próprio bolo traziam os dizeres “IBAMA forte segura a boiada”. O órgão chega à “idade de Cristo” com o “pior cenário de fiscalização” desde que foi fundado, em 1989, como noticiou o Estadão.

A celebração foi marcada por um protesto dos servidores em frente à sede do órgão, em Brasília, e em outras cidades. Eles denunciam a precarização progressiva das condições de trabalho, a defasagem dos salários e das diárias pagas aos profissionais durante as operações em campo, o encolhimento do quadro de fiscais – 55% inferior ao que o Instituto tinha há 10 anos – e falta de condições básicas para atuar, como acesso à internet e a serviços de limpeza em unidades como a do Pará, por exemplo.

O Blog do Noblat, no Metrópoles, destacou que, no governo atual, o número de processos administrativos contra funcionários do IBAMA bateu recorde, e informa que a corregedoria do Instituto quer um curso para melhorar a capacidade técnica dos servidores de modo a reduzir o número de processos  contra servidores. Estes denunciam o desmonte dos órgãos federais de proteção ao patrimônio ambiental há três anos, como destacou o g1.

Alex Lacerda, analista ambiental e diretor da Associação Nacional dos Servidores Ambientais, disse ao Estadão que os fiscais estão tendo de tirar dinheiro do bolso e comida dos filhos para poder trabalhar. Os fiscais do Pará – estado líder de crimes ambientais – já estão atuando em operação-padrão, e existe ameaça de paralisação geral da fiscalização.

Infelizmente, isso vai soar como música aos ouvidos dos “comandantes de plantão” tanto na Presidência quanto no Ministério do Meio Ambiente e no próprio IBAMA, mas, principalmente, entre os bandidos que estão em campo grilando terras, invadindo Áreas Públicas e Protegidas, desmatando e atuando nos garimpos.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.