Maior presença humana na Antártica está intensificando derretimento do gelo

23 de fevereiro de 2022
Antártica presença humana

A poluição por carbono negro (fuligem) na Antártica gerada pelo turismo e por atividades de pesquisa na região, está aumentando o derretimento da neve no continente em cerca de 83 toneladas para cada visitante, de acordo com uma nova pesquisa publicada na Nature repercutida pelo The Guardian.

Os cientistas estimaram que o carbono negro produzido por navios, aviões e geradores a diesel resulta em 23 milímetros de derretimento de neve adicional a cada verão nas áreas mais visitadas.

A Vox informa que algumas das mudanças mais profundas no gelo da Terra são em grande parte invisíveis porque estão acontecendo muito abaixo da superfície. O gelo terrestre e as plataformas de gelo estão se esgotando por baixo – e muito mais rápido do que o esperado. Como o gelo se reúne em camadas de quilômetros de espessura nas proximidades dos pólos do planeta, seu derretimento se torna uma força geológica que pode mover montanhas e remodelar os contornos do planeta.

Em tempo: Um novo relatório do IPCC sobre os impactos das mudanças climáticas provavelmente trará a avaliação mais preocupante até agora de como o aumento das temperaturas afeta todos os seres vivos, alerta a BBC, que também informa que os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar