Cidades e produtores do Sul recorrem a caminhões-pipa e poços artesianos para garantir água

seca sul caminhoes-pipa

A seca histórica que atinge o sul do país está causando prejuízos no campo e alterando a vida nas cidades. No Rio Grande do Sul, 413 municípios já decretaram emergência devido à pior seca dos últimos 70 anos. O Globo informa que caminhões-pipa e poços artesianos têm sido a solução para o abastecimento de água para a população em vários municípios.

Em Garibaldi, na serra gaúcha, um novo poço artesiano está abastecendo 600 mil moradores. Em Santa Catarina, o manancial que abastecia o município de Chapecó secou na semana passada. A companhia de água e saneamento do estado passou, então, a captar água da bacia do rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul.

No campo, os agricultores contabilizam muitos prejuízos. A Confederação Nacional de Agricultura sinalizou “perdas irreversíveis para os produtores rurais”, com prejuízos que podem superar os R$ 70 bilhões devido à redução de 24 milhões de toneladas nas colheitas de soja, milho, arroz e feijão em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O levantamento foi noticiado pelo O Globo.

A situação de Santa Catarina foi classificada como “desumana” por uma moradora ouvida pelo g1. Ao todo, 125 dos municípios já decretaram emergência (42% do total), e os prejuízos alcançam R$ 3,7 bilhões em fevereiro para a agricultura catarinense.

Uma atualização publicada pela Administração Nacional Oceânica Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) indica que o frio deverá chegar mais cedo neste ano, segundo O Globo. O fenômeno La Niña atingiu o seu pico e deve terminar antes do inverno de 2022, contribuindo para reduzir as temperaturas no outono. A MetSul, no entanto, adverte que as chuvas deverão dar uma trégua para as regiões dos estados no sul onde tem chovido, inclusive nos próximos dias, mas as precipitações deverão continuar irregulares no primeiro semestre, ou seja, o quadro está longe de ser normalizado.

 

ClimaInfo, 24 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.