Menos de 10% do plástico global é corretamente reciclado, diz OCDE

plástico

Apesar do crescente reconhecimento de que o mundo está produzindo mais plástico do que sua capacidade de lidar com ele, a indústria petroquímica continua aumentando a sua produção de plásticos novinhos em folha. Um relatório divulgado na terça-feira (22/2) pela OCDE constata que apenas 9% dos 353 milhões de toneladas de resíduos plásticos do mundo foram reciclados em 2019. O restante foi queimado, colocado em aterros sanitários, ou “mal administrado” – despejado em locais não controlados, queimado em fossos abertos, ou vazado para o meio ambiente, ameaçando a fauna aquática em todos os cantos do planeta.

“O atual modelo linear de produção, consumo e descarte de plásticos em massa é insustentável”, conclui o relatório. Valor, Folha e Politico deram destaque.

Na próxima semana, começa em Nairóbi, no Quênia, a Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, e a poluição por plástico será tema. É possível que um acordo vinculante para conter a proliferação de plástico seja alcançado entre os maiores produtores. Isso representaria um ponto de virada em relação à estratégia atual da indústria, que é chorar sobre o leite derramado ou promover iniciativas de limpeza oceânica e costeira quando a tampinha de garrafa pet já está dentro da tartaruga. Segundo a Reuters, o ministério do ambiente da China – país maior produtor de plástico – garantiu que a adesão ao possível pacto está no horizonte.

 

ClimaInfo, 24 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.