Metade dos posts negacionistas escapa do fact-check climático do Facebook

facebook desinformação climática

Nova análise do Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH) de Londres mostrou que o Facebook não adicionou rótulos a metade da desinformação postada pelos  principais negacionistas das mudanças climáticas. Este recurso foi anunciado no ano passado pela Meta Platforms, detentora da marca Facebook: rótulos informativos a alguns posts sobre mudanças climáticas direcionando os usuários ao seu novo hub do Climate Science Information Center.

Para checar se o Facebook cumpre com sua palavra, o CCDH analisou 184 postagens com conteúdo negacionista dos 10 editores digitais cujos artigos representam 69% das interações do Facebook com artigos de negação climática. Foram avaliados posts publicados entre maio de 2021 e janeiro de 2022, depois que a Meta anunciou que o recurso tinha sido lançado em vários países, incluindo os Estados Unidos. A análise mostrou que 50,5% deles não tinham rótulos de informações.

Divulgado ontem (23/2), o relatório do CCDH vem na sequência dos advogados de Fances Haugen, denunciante do Facebook, apresentarem uma nova queixa à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA neste mês, alegando que a empresa enganou os investidores sobre seus esforços para combater as mudanças climáticas e a desinformação acerca da COVID-19.

Reuters, The Hill, e Independent repercutiram o relatório.

Em tempo: Relatório do Center for Political Accountability mostra que grandes empresas como Walmart, Amazon, AT&T, Uber e Citigroup estão minando suas promessas climáticas com doações de quantias significativas para eleger procuradores-gerais republicanos, que frequentemente atuam como inimigos das políticas e regulamentos climáticos. Além dos nomes e das cifras, o relatório destaca dois casos em que os procuradores-gerais republicanos impediram que políticas e regulamentos climáticos entrassem em vigor. O Washington Post traz mais detalhes.

 

ClimaInfo, 24 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.