Clima extremo marca primeiros meses de 2022 na África

25 de fevereiro de 2022

​​Cada vez mais pessoas viajam à cidade de Baidoa a partir das zonas rurais do sul da Somália, uma das áreas mais afetadas pela seca que afeta a região do Chifre da África, informa o UOL. Segundo o Programa Mundial de Alimentos da ONU, quase 13 milhões de pessoas, em sua maioria trabalhadores rurais, passam fome na região. Os desesperados pela fome e a sede geradas pela seca somam 5,7 milhões na Etiópia, 2,8 milhões no Quênia e 4,3 milhões na Somália, um quarto da população deste país.

O gado – meio de subsistência básico nessa região – está morrendo em grande escala. Só no Quênia morreram ao menos 1,4 milhão de cabeças de gado, de acordo com a Autoridade Nacional de Gestão da Seca (NDMA), informa outra matéria do UOL.

Enquanto isso, ventos de até 135 quilômetros por hora atingiram Madagascar quando o ciclone Emnati atingiu o solo, tornando-se a quarta grande tempestade a atingir a ilha do Oceano Índico em um mês, informam a AP News e a Reuters.

Assim como a seca no Chifre da África, os ciclones sublinham mais uma vez a maneira pela qual as mudanças climáticas podem estar afetando os padrões climáticos e colocando vidas em risco em lugares vulneráveis ​​como Madagascar, comenta outra matéria da AP News.

 

ClimaInfo, 25 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar