União Europeia quer restringir importação de commodities associadas ao desmatamento do Cerrado

25 de fevereiro de 2022
desmatamento Cerrado

“Desmatar o Cerrado é fechar a torneira da água”, alerta Mercedes Bustamante, uma das maiores especialistas nesse bioma, cientista do IPCC da ONU e professora titular do Departamento de Ecologia da UnB. Em conversa com Daniela Chiaretti, no Valor, ela explica que o bioma é como uma floresta de cabeça para baixo, fundamental para 8 das 12 bacias hidrográficas do país, e é taxativa: toda decisão sobre uso da terra é uma decisão sobre o uso da água. Por isso, ela recomenda sair da discussão de desmatamento legal ou ilegal e entrar na discussão de como evitar o desmatamento.

A julgar pelo andamento dos debates na União Europeia, o Brasil se verá obrigado a abandonar esta dicotomia retórica: o bloco avalia expandir para o Cerrado sua proposta de proibição da importação de carne bovina, soja, café e outros produtos de áreas de desmatamento e degradação florestal.

A sinalização foi dada nesta semana em reunião de ministros da Agricultura dos 27 países-membros do bloco com o comissário europeu do Meio Ambiente, Virginijus Sinkevicius: “Estimamos que a proposta [em estudo pela UE] deverá contribuir para a proteção de cerca de dois terços da área de vegetação nativa remanescente no bioma Cerrado”, declarou Sinkevicius.

Ao Valor a assessoria de Sinkevicius explicou que por “área remanescente de vegetação nativa do Cerrado” entende-se a área desse bioma que ainda não foi transformada em pastagem, agricultura, infraestrutura e em outros empreendimentos em data anterior a 2020.

 

ClimaInfo, 25 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar