Desmatamento de Terras Públicas avança rapidamente no sul do Amazonas

4 de março de 2022
desmatamento Terras Públicas

A pecuária e a atividade madeireira em grandes áreas de Terras Públicas Não Destinadas provocam a expansão das fronteiras do desmatamento na Amazônia, demonstra o estudo publicado na revista Regional Environmental Change e divulgado pela Agência Bori.

O estudo  foi realizado no distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, localizado às margens da BR-230, a Rodovia Transamazônica – região que se tornou um dos grandes polos de desmatamento no sul do Amazonas nos últimos anos.

Pesquisadores de quatro instituições do exterior e do Brasil, entre elas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), alertam para a falta de monitoramento e de ações do poder público para coibir o avanço do desmatamento ilegal.

Em tempo: O biólogo Roberto Waack diz em entrevista ao Valor Econômico que conciliar o fim do desmatamento com desenvolvimento local é primordial para avançar em um modelo que crie um sistema de inclusão para a Amazônia e combata a exploração ilegal e o desmatamento.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar