Investimentos verdes representaram apenas 6% de pacotes de recuperação pós-pandemia no G20

4 de março de 2022
recuperação pós-pandemia

Estudo publicado na revista Nature e comentado pelo The Guardian desmente as alegações de muitos governos quanto a terem promovido uma “recuperação verde” após a crise econômica gerada pela pandemia. Segundo a pesquisa, apenas 6% dos US$ 14 trilhões que os países do G20 investiram em estímulo econômico podem ser classificados como “verdes”.

Além disso, cerca de 3% dos valores gastos pelos governos de todo o mundo para resgatar a economia global foram empregados em atividades que aumentaram as emissões de carbono, como os subsídios ao carvão, que nada ajudarão a reduzir o efeito estufa.

Além disso, o mercado de títulos de governos precisa acordar para os riscos relacionados ao clima, de acordo com um relatório que pede a mais países que sigam a liderança do Chile na emissão de dívida vinculada a metas de sustentabilidade, publicou a Bloomberg.

Os esforços atuais para avaliar o capital natural e precificar os riscos soberanos são pontuais, fragmentados e de pequena escala, de acordo com o grupo de pesquisa Finance for Biodiversity (F4B) citado no artigo. O uso de títulos vinculados à sustentabilidade conectaria os resultados ambientais ao custo da dívida nacional.

Em tempo: Apenas 1% das empresas que enviam dados relacionados às mudanças climáticas à plataforma de divulgação ambiental sem fins lucrativos CDP fornece aos investidores as informações necessárias para a avaliação de terem um plano confiável para a transição para uma economia de baixo carbono, informa a Reuters.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar