Amazônia está perdendo resiliência e se aproximando de ponto de não-retorno, alerta estudo

10 de março de 2022

O diagnóstico sobre a situação da maior floresta tropical do mundo é preocupante: nas últimas duas décadas, mais de 75% da área da Amazônia sofreu perda de resiliência por conta do avanço do desmatamento e os impactos do aquecimento global. Essa é a conclusão de um estudo publicado nesta semana na Nature Climate Change por pesquisadores da Alemanha e do Reino Unido. De acordo com análise, a Amazônia está se aproximando rapidamente de seu ponto de não-retornou – estágio a partir do qual o bioma perde suas características ecossistêmicas básicas e se degrada.

O estudo foi conduzido a partir de dados relativos à degradação florestal da Amazônia entre 1991 e 2016, coletados por meio de imagens de satélite. Além de observar a evolução da cobertura vegetal, os pesquisadores também se atentaram para as reações ecossistêmicas a esses distúrbios. A análise em si não identifica qual seria esse ponto de inflexão, mas considera diversos indícios para apontar a intensificação do empobrecimento ambiental da Amazônia, além de sinalizar quais seriam os impactos de um cenário desses para o clima global. “Se chegarmos a esse ponto, com a perda irreversível da floresta amazônica, o efeito sobre a mudança do clima será significativo”, observou Tim Lenton, diretor do Global Systems Institute da Universidade de Exeter (R. Unido), ao NY Times.

A conclusão do estudo está em consonância com pesquisas anteriores sobre a perda de resiliência da Amazônia. O Valor lembrou o trabalho do climatologista Carlos Nobre, um dos primeiros cientistas a alertar sobre o risco de a floresta amazônica cair em um processo irreversível de degradação caso o desmatamento ultrapassasse 25% de sua área total. Estima-se que hoje essa taxa esteja perto dos 20%.

A análise foi noticiada por Estadão, Deutsche Welle, Folha, g1 e Piauí, além de ter sido destacada por outros veículos importantes no exterior, como Financial Times e Guardian.

 

ClimaInfo, 10 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar