O governo australiano declarou nesta quinta-feira (9/3) situação de emergência nacional por conta dos efeitos das chuvas no estado da Nova Gales do Sul. Há mais de dez dias, a região sofre com chuvas intensas e frequentes que já causaram a morte de 22 pessoas e forçaram a evacuação de dezenas de milhares. Associated Press e Reuters repercutiram a decisão.
Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas, o que preocupa as autoridades locais. De acordo com o Guardian, cerca de 40 mil moradores do estado estavam sob ordens de evacuação ontem por causa do alerta das novas chuvas. Meteorologistas também alertaram para a força dos ventos, que podem causar mais destruição: em Molineux Point, ao leste de Sydney, o vento chegou a superar os 110 km/h.
As enchentes e os ventos não são a única preocupação dos australianos. O Guardian destacou a magnitude das chuvas no sudoeste do país: em menos de dez dias, o total de resíduos gerados pela destruição de casas e edifícios foi equivalente a um ano de material depositado em aterros sanitários. Apenas em Brisbane, quase 30 mil m3 de resíduos foram destinados a aterros e centros de reciclagem, com outros milhares de m3 ainda sendo coletados.
ClimaInfo, 10 de março de 2022.
Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.