Garimpeiros comunicam Bolsonaro sobre intenção de bloquear BR-163 no Pará

garimpo Itaúba

Um grupo de garimpeiros da região de Itaituba (PA) planeja bloquear um trecho da BR-163, na altura de Moraes de Almeida, na madrugada desta 6ª feira, 11 de março. Antes disso, os garimpeiros enviaram ao Palácio do Planalto um manifesto com demandas em favor da atividade de mineração na Amazônia. O Estadão divulgou trechos do manifesto e áudios dos garimpeiros nos quais combinam como será o fechamento da rodovia.

Um dos principais motivos para a ação ilegal dos garimpeiros na rodovia é a insatisfação com operações recentes do IBAMA e da Polícia Federal contra o garimpo no Pará, que resultou na destruição de maquinário. O grupo tem apoio político local: além de prefeitos e vereador da região, o deputado federal José Priante, primo do governador Helder Barbalho, chegou a visitar o Planalto em fevereiro para protestar contra as ações de fiscalização e a destruição de maquinário do garimpo.

Em tempo: No Estadão, Felipe Frazão expôs as conexões do ruralista Bruno Scheid com o círculo íntimo da família Bolsonaro. Scheid ganhou destaque nos últimos tempos como arrecadador da campanha à reeleição do presidente junto a produtores rurais na região Norte; tanto que, na 2ª feira (7/3), ele apareceu ao lado de Bolsonaro durante evento com pecuaristas no Palácio do Planalto com a presença dos ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina. A reportagem mostrou que Scheid também tem uma bela ficha corrida: ele foi acusado de envolvimento em uma tentativa de homicídio contra um sem-terra em Alvorada do Oeste (RO), em processo no qual acabou sendo absolvido por falta de provas.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.