“One last ride”: indústria fóssil aproveita guerra na Ucrânia para lucrar como nunca mais lucrará

Guerra Ucrânia petróleo

A explosão recente nos preços internacionais do petróleo e do gás natural impulsionada pelos efeitos da invasão russa à Ucrânia trouxe uma oportunidade inesperada de bonança financeira à indústria fóssil – que, aliás, pode ser sua última. Exatamente por isso, as gigantes do setor estão se mobilizando para aproveitá-la o quanto for possível, mesmo que às custas de qualquer possibilidade do mundo reduzir as emissões de carbono nesta década e viabilizar as metas do Acordo de Paris.

Fiona Harvey fez um apanhado desse cenário no Guardian. Por ora, ao menos publicamente, empresas como BP, Shell, ExxonMobil e Total demonstram cautela com as perspectivas de curto e médio prazo para o mercado dos combustíveis fósseis. Isso porque o longo prazo é preocupante para o setor. Diversos países estão reforçando compromissos com metas de descarbonização para 2030 e além, o que exigirá alguma redução no consumo de petróleo e gás. Nesse equilíbrio de interesses mais e menos imediatos, o que parece evidente para analistas é que a indústria fóssil ganhou força na queda de braço com os governos em torno da transição energética nesta década.

Mas a incerteza sobre o cenário imediato ainda é significativa, especialmente no que diz respeito à posição da Rússia no mercado global. Um isolamento prolongado das reservas russas, que representam mais de 10% do total global, pode mudar o tabuleiro geopolítico do setor. Como a Economist observou, as sanções ocidentais à Rússia criam um outro problema de oferta de petróleo, o que pode fortalecer a posição dos países da OPEP. Por outro lado, o Financial Times destacou como a moratória da compra de petróleo russo por EUA e Reino Unido, anunciada nesta semana, pode ter efeito nulo sobre as vendas de combustível fóssil da Rússia no mercado global.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.