Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre possíveis danos em Chernobyl

10 de março de 2022
Guerra Ucrânia Chernobyl

A preocupação com os efeitos da invasão russa à Ucrânia sobre as usinas nucleares do país continua significativa. Na 4ª feira (9/3), os governos de Kiev e Moscou trocaram acusações quanto à interrupção de linhas de transmissão de energia que alimentam os resfriadores dos geradores remanescentes da usina de Chernobyl. Desligada há mais de duas décadas, a usina ainda depende de resfriadores para fazer o descomissionamento completo, em um processo que pode durar anos. De acordo com o governo ucraniano, as tropas russas que controlam a região de Chernobyl desde a semana passada desligaram as linhas de transmissão, afetando o funcionamento dos resfriadores.

Sem energia, os resfriadores estão sendo abastecidos com geradores a diesel, operados por funcionários ucranianos que seguem trabalhando na usina. De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), mesmo um eventual desligamento total da energia elétrica para os resfriadores não acarretaria em risco de contaminação por radiação, já que o volume de água de resfriamento utilizado nas piscinas em torno dos reservatórios de combustível radioativo é suficiente para manter a remoção efetiva do calor mesmo sem eletricidade. No entanto, o risco é significativo para as pessoas que operam a usina: desde a eclosão da guerra, as 210 pessoas que trabalham em Chernobyl foram mantidas na usina, sem a possibilidade de fazer o revezamento com outras equipes. O NY Times analisou os riscos potenciais que um apagão em Chernobyl pode causar.

Já a empresa nacional ucraniana responsável pela usina, Ukrenergo, pediu às forças russas um cessar-fogo na região de Chernobyl para que uma nova equipe técnica possa se dirigir à usina para fazer manutenção de emergência e substituir os profissionais que estão detidos na planta. Por ora, Moscou não aceitou o pedido e sugeriu o envio de especialistas nucleares de Belarus, país aliado da Rússia na guerra, o que não foi bem recebido pelos ucranianos. Tal como a guerra em si, a queda de braço entre russos e ucranianos em Chernobyl continua. O Washington Post deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar