Greenwashing: BlackRock faz jogo duplo com promessas climáticas e ações fósseis

BlackRock greenwashing

Nos últimos anos, a megagestora de fundos BlackRock se notabilizou por assumir compromissos climáticos ambiciosos, com promessas de descarbonização de seu portfólio de ativos em linha com os objetivos globais de mitigação do Acordo de Paris. O problema é que, nos bastidores, a disposição da empresa não parece ser tão contundente. Pior: em conversas confidenciais com reguladores do setor de petróleo e gás, representantes da BlackRock teriam pedido que se “ignorasse” as demonstrações públicas de seu CEO, Larry Fink, contra a indústria fóssil.

O Bureau of Investigative Journalism teve acesso a uma troca de e-mails entre executivos da BlackRock e representantes do governo do estado norte-americano do Texas em fevereiro passado. Na conversa, um regulador celebra que “a BlackRock não quis dizer, ou não acredita mais, muitas das coisas desagradáveis que a empresa e seu CEO, Sr. Fink, disse sobre a indústria de petróleo e gás”.

A movimentação da gestora de fundos no Texas acontece ao mesmo tempo em que um grupo de estados norte-americanos governados pelo Partido Republicano ameaça retirar seus investimentos de instituições financeiras que boicotem empresas de combustíveis fósseis. Questionada, a BlackRock reforçou que o risco climático segue sendo uma de suas principais preocupações nas decisões de investimento, e que seus executivos têm sido consistentes nesse argumento.

Em tempo: A multiplicação de processos judiciais contra empresas fósseis está fazendo com que elas adotem um argumento curioso para justificar sua posição e seus interesses face à crise climática. Para gigantes do setor, é tudo uma questão de “liberdade de expressão”, e não de greenwashing ou publicidade enganosa. Amy Westervelt escreveu no Guardian sobre a tentativa recente da ExxonMobil de acabar com uma ação do governo de Massachusetts que acusa a empresa de enganar seus investidores ao ignorar ou esconder os riscos causados por seus negócios ao clima global.

 

ClimaInfo, 14 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.