Banco Central Europeu dá “puxão de orelha” em bancos por desempenho ruim em metas climáticas

Banco Central Europeu

Uma análise do Banco Central Europeu mostrou que a maior parte dos bancos comerciais com operações na União Europeia ainda está tropeçando no que diz respeito a divulgar informações claras sobre os riscos ambientais e climáticos atrelados às suas operações. De acordo com o BCE, apenas 15% das instituições bancárias do continente cumprem todos os requisitos de relato sobre risco ambiental e climático.

Isso preocupa as autoridades financeiras da UE, tanto por razões econômicas quanto regulatórias: no primeiro caso, as perdas decorrentes de eventos climáticos extremos começam a ser sentidas de maneira sistêmica no mercado financeiro; no segundo caso, os planos climáticos da UE preveem uma regulamentação mais rígida ao longo desta década para dar mais segurança aos investidores no que diz respeito aos riscos de seus negócios. Bloomberg e Financial Times deram mais informações.

Enquanto isso, na China, o ministério do meio ambiente do país criticou empresas por falsificar dados sobre emissões em seus inventários. Pequim vem se esforçando nos últimos tempos para melhorar a qualidade dos dados sobre emissões, em um momento no qual se prepara para expandir seu esquema nacional de comércio de emissões para mais setores industriais. Quatro empresas de verificação de dados – Zhongchuang Nengtou Co., SinoCarbon Innovation & Investment Co.,  Qingdao Xinio Renewable Co. e Liaoning Dongmei Testing and Analysis Research Institute – foram acusadas de alterar e forjar relatórios de análise, de fazer amostras falsas de consumo de carvão e escrever conclusões distorcidas ou imprecisas. A notícia é da Reuters.

 

ClimaInfo, 15 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.