Mineradoras são contrárias a PL que legaliza exploração em Terras Indígenas

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entidade que representa as principais empresas do setor, se posicionou nesta 3ª feira (15/3) contra o projeto de lei (PL) 191/2020, que libera a atividade em Terras Indígenas, bem como a pressa de Bolsonaro, Lira e Cia. para aprová-lo no Congresso. Para o IBRAM, a proposta “não é adequada para os fins a que se destina” – regulamentar o trecho da Constituição Federal que prevê a realização da atividade mineradora em áreas indígenas demarcadas.

“O IBRAM considera que a mineração industrial pode ser viabilizada em qualquer parte do território brasileiro, desde que condicionada aos requisitos de pesquisa geológica, estudos de viabilidade econômica, licenças ambientais embasadas em estudos e outras autorizações previstas em lei, de modo a preservar a vida e o meio ambiente, em especial na Amazônia, evitando o desmatamento”, disse a entidade em nota. Além de entidades representando os indígenas e ambientalistas, parte do agronegócio também manifestou repúdio ao projeto.

Na semana passada, a Câmara aprovou regime de urgência na tramitação do PL 191, condicionado à apreciação do projeto por uma comissão de deputados. O grupo terá até meados de abril para apresentar um parecer antes de sua votação pelo plenário. No entanto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já sinalizou que não pretende atropelar a tramitação do projeto na Casa, que deverá ser analisada pelas comissões temáticas, com a realização de audiências públicas, antes de sua votação pelos senadores. Carta Capital, g1, O Globo e UOL repercutiram a nota do IBRAM contra o PL da Mineração em Terras Indígenas.

Em tempo: No Estadão, André Borges informou que o grupo de garimpeiros que bloqueou a BR-163 na última 6ª feira (11/3) pretende repetir a dose esta semana na rodovia Transamazônica. Eles protestam contra as ações de fiscalização do IBAMA e da Polícia Federal no sul do Pará no último mês, que resultaram na destruição de maquinário utilizado na exploração de ouro.

 

ClimaInfo, 16 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.