Clima extremo: Antártica registra temperaturas 30°C acima do normal

20 de março de 2022
clima extremo Antártica
JOHAN ORDONEZ /AFP/METSUL METEOROLOGIA

A Antártica Oriental registrou na última semana recordes históricos de temperatura mais alta, com média mais de 30°C acima daquela observada nas últimas quatro décadas. De acordo com cientistas do barco de pesquisa franco-italiano Concordia, a região registrou -11,5°C de temperatura na 6ª feira (18/3), valor superior ao recorde histórico até então, que era de -13,7°C observado em dezembro de 2016. O Globo e Washington Post deram mais informações.

Para efeito de comparação, de acordo com a MetSul, uma distorção de 30°C na média histórica significaria termômetros na casa dos 65°C em uma cidade como Porto Alegre (RS). Para Gaétan Hermes, especialista do programa antártico da Météo France, a situação na Antártica Oriental é um evento climatológico “de magnitude tão extraordinária quanto a intensa onda de calor na Columbia Britânica em junho de 2021”, tida como o mais extremo evento de temperatura alta já observado pela meteorologia.

A situação não é muito diferente no polo oposto da Terra: o Ártico saiu do inverno com algumas áreas registrando temperaturas 30°C acima da média histórica. Em algumas regiões árticas, o gelo está próximo do ponto de derretimento, o que causa temores quanto aos efeitos do calor que virá nos próximos meses com a temporada mais quente do ano. “Você não vê o (Polo) norte e sul derretendo ao mesmo tempo”, disse Walt Meier, do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA, à Associated Press. “É definitivamente uma ocorrência incomum e impressionante”. O Guardian também repercutiu a preocupação dos cientistas com as temperaturas mais altas no Ártico e na Antártica.

 

ClimaInfo, 21 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar