Guerra coloca em xeque objetivos climáticos da União Europeia

23 de março de 2022
Guerra Ucrânia objetivos climáticos
AP

Os esforços da União Europeia para se afastar do petróleo e do gás natural da Rússia estão respingando nos objetivos climáticos do bloco. A Reuters destacou o corte de impostos implementado por alguns países europeus, como Itália e França, para baratear a gasolina e o diesel. O problema é que isso amplia os subsídios governamentais aos combustíveis fósseis, contrariando uma promessa frequente desses mesmos países para reduzir o apoio financeiro governamental à indústria fóssil. “O que os governos estão fazendo está claramente na direção errada, eles deveriam reduzir os subsídios que prejudicam o meio ambiente e, em vez disso, estão aumentando-os”, reclamou Michele Governatori, da ONG italiana ECCO.

Por outro lado, o Banco Central Europeu (BCE) afirmou que a crise no leste do continente não está afetando (ao menos, até agora) as políticas e os objetivos climáticos da UE. Um exemplo disso, de acordo com os reguladores europeus, é a pressão do BCE para que as instituições financeiras e bancárias do bloco incluam informações sobre riscos climáticos associados a seus portfólios de investimento, além de realizar um teste de estresse climático ainda neste ano. A Bloomberg deu mais informações.

Mas os efeitos da guerra na Ucrânia vão além da Europa. A Bloomberg trouxe dados de uma análise de economistas do Federal Reserve norte-americano que indicam um risco crescente de recessão internacional caso as exportações russas de energia continuem interrompidas. Os autores comparam o cenário atual com o de 1991, quando o mundo sofreu com os efeitos da Guerra do Golfo no fornecimento de petróleo.

Por ora, o petróleo russo ainda está encontrando mercado no exterior. A Índia tem sido um dos principais destinos do combustível depois de Estados Unidos e Reino Unido anunciarem uma suspensão da compra do produto russo. A China também tem se aproveitado da situação para obter petróleo russo a preços mais baixos.

 

ClimaInfo, 23 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar