Países europeus avançam em proposta para impulsionar economia circular

economia circular
Getty Images

A Comissão Europeia apresentou nesta semana um conjunto de medidas para impulsionar o consumo responsável e a economia circular nos países da União Europeia. A ideia é garantir que produtos manufaturados em geral, desde bolsas e vestimenta até aparelhos eletrônicos, sejam mais duráveis. Pelas regras, as empresas terão que demonstrar que os produtos que elas vendem nos mercados europeus possuem uma vida útil maior e podem ser facilmente reparados e/ou reciclados. A estimativa é de que essas medidas permitam uma economia não apenas de matéria-prima na fabricação desses produtos, mas também uma redução no consumo de energia equivalente a um ano de importações de gás russo para o bloco europeu.

“É hora de acabar com o modelo ‘pegar, usar, quebrar e jogar fora’”, defendeu Frans Timmermans, vice-presidente executivo do Pacto Verde Europeu, responsável pelas medidas. “As propostas de hoje garantirão que apenas os produtos mais sustentáveis sejam vendidos na Europa. Elas permitirão também que os consumidores economizem energia, consertem e não substituam produtos quebrados e façam escolhas ambientais inteligentes ao comprar novos”.

As propostas baseiam-se nas regras de ecodesign implementadas pela UE nos últimos anos. Somente em 2021, esses requisitos de design ecológico resultaram em reduções no consumo de energia e permitiram uma economia de cerca de 120 bilhões de euros aos consumidores do bloco. Com as novas regras, a UE aplica esse modelo para uma variedade maior de produtos e amplia os requisitos que os produtos devem seguir para serem comercializados no mercado europeu.

Associated Press, BBC, Bloomberg, Guardian e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 01 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.