Guerra na Europa impulsiona lucro de grandes empresas de petróleo e gás

guerra Ucrânia

Para surpresa de zero pessoas, a indústria do petróleo, carvão e gás natural está aproveitando a alta recente nos preços dos combustíveis fósseis, precipitada em parte pelos efeitos da invasão da Rússia à Ucrânia, para fazer dinheiro – muito dinheiro, aliás.

Um relatório divulgado nesta 3ª feira (5/4) pelas organizações Friends of the Earth, Public Citizen e BailoutWatch analisou os registros oficiais das principais companhias do setor nos Estados Unidos (incluindo Chevron, ConocoPhillips, Devon Energy, EOG Resources e ExxonMobil) e descobriu que a bonança do mercado global está impulsionando uma recompra de ações na bolsa de valores por essas empresas. Além de aumentar o preço das ações, a recompra também permite ampliar o lucro dos investidores e aumentar a remuneração dos executivos.

Segundo a análise, os conselhos de seis empresas do setor autorizaram a recompra de US$ 24,35 bilhões em ações em fevereiro passado, já em meio às expectativas de uma ação militar russa na Ucrânia. Pelo menos 11 empresas conseguiram aumentar seus dividendos nos primeiros dois meses de 2022, sendo que nove conseguiram aumentos de mais de 15% e quatro, aumentos que superaram os 40%. “Esta é uma aula de mestre em especulação de guerra”, disse Lukas Ross, da Friends of the Earth, ao Washington Post. “O desastre humanitário e a dor do consumidor estão sendo transformados em lucros para Wall Street em tempo real”.

 

ClimaInfo, 6 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.