Nova plataforma usa inteligência artificial para monitorar governos na Amazônia Legal

Foco Amazônia
Foco Amazônia

O projeto Política por Inteiro lançou nesta semana o Foco Amazônia, uma plataforma que acompanhará, a partir de inteligência artificial, a atuação dos poderes Executivo e Legislativo nos estados da Amazônia Legal. Batizada de Foco Amazônia, a plataforma sistematizará informações diárias sobre projetos de lei e decretos dos estados amazônicos que tenham conexão com a agenda ambiental, com o objetivo de analisar a qualidade do trabalho realizado por deputados estaduais, governadores e secretários na defesa do meio ambiente e no combate ao desmatamento.

“A atenção que a Amazônia desperta nos debates nacionais e internacionais não é proporcional quando olhamos para a política local”, explicou Taciana Sete, bióloga e coordenadora do Foco Amazônia. “As decisões de deputados e governadores têm incidência direta no bioma e na vida das comunidades tradicionais que vivem na região e isso precisa ser acompanhado com maior cuidado”.

Em sua fase inicial, a plataforma abrangerá quatro dos nove estados da Amazônia Legal – Amazonas, Acre e Rondônia e Mato Grosso, este último terá a análise limitada à atuação do Poder Executivo. Dados preliminares levantados pelo Foco Amazônia indicam como, a despeito de estarem no coração da maior floresta tropical do mundo, os governos estaduais e as assembleias legislativas dedicam pouca atenção à questão ambiental. Por exemplo, das 140 mil matérias legislativas identificadas e analisadas desde 2015, apenas 482 foram classificadas como temas de meio ambiente e, dessas, 345 foram consideradas relevantes para a política climática. O g1 deu mais informações.

E seguindo na toada da tecnologia a serviço do meio ambiente, Eduardo Geraque abordou no Estadão como cientistas estão utilizando sensores no meio da Amazônia para mensurar os impactos das queimadas na qualidade do ar nas cidades da região. A iniciativa é encabeçada pela Universidade Federal do Acre e já cobre os 22 municípios do estado. Além de apoiar pesquisadores, esses dados também estão ajudando gestores públicos e cidadãos no acompanhamento dos índices de poluição atmosférica.

Em tempo: A Reuters destacou a premiação dada pela Skoll Foundation ao MapBiomas, iniciativa pioneira no monitoramento de mudanças no uso da terra no Brasil. O prêmio é o maior reconhecimento mundial do Terceiro Setor e inclui uma doação de US$ 2,2 milhões para fortalecer o projeto ao longo dos próximos três anos. O MapBiomas foi reconhecido pelo impacto de seu trabalho e dos dados levantados, que auxiliam no combate ao desmatamento e às queimadas, além de mostrar como a mudança do clima está impactando os diferentes biomas brasileiros. “Este prêmio é um reconhecimento da contribuição da Rede MapBiomas para a promoção da conservação e do uso sustentável de recursos naturais não só no Brasil, mas também em outros países da América do Sul e na Indonésia”, comentou Tasso Azevedo, coordenador da iniciativa. Nossos parabéns ao MapBiomas!

 

ClimaInfo, 7 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.