Desmatamento na Amazônia registra pior 1º trimestre da série histórica

10 de abril de 2022
desmatamento março 2022
Greenpeace

A Amazônia experimentou seu primeiro trimestre mais devastador da série histórica em 2022. De acordo com dados do sistema DETER/INPE, a maior floresta tropical do mundo perdeu 941 km2 de vegetação nos três primeiros meses deste ano, um aumento de 64% em comparação com o mesmo período no ano passado. A área de floresta derrubada no mês passado equivale a quase três vezes a do município de Belo Horizonte (MG).

O aumento do desmate no 1o trimestre foi puxado principalmente pelos números de janeiro e fevereiro, meses que registraram taxas muito acima do normal. Em março, por outro lado, o DETER/INPE apontou para uma redução de 15% no índice de desmatamento em relação ao mesmo mês do ano passado, registrando 312 km2. Mesmo na comparação com a série histórica (desde 2016), os números de 2022 estão significativamente mais altos: os 430 km2 de floresta perdidos em janeiro ficaram 165% acima da média para o mês; já em fevereiro, a taxa de 199 km2 foi 47% superior à média; e, finalmente, em março, o número de 312 km2 de desmatamento ficou quase 12% acima da média.

O número elevado causa preocupação pois, em geral, a taxa de desmatamento costuma cair durante o verão na Amazônia por conta das chuvas. O temor é de que a escalada do desmatamento prenuncie mais um ano de números desastrosos para a floresta. “O retrocesso na gestão ambiental foi um objetivo claro nos últimos anos, e os resultados são evidentes nos alertas de desmatamento do primeiro trimestre de 2022 e nos recordes de desmatamento em anos anteriores”, afirmou Cristiane Mazzetti, do Greenpeace Brasil.

Os dados do INPE foram repercutidos na imprensa, com destaques em CNN Brasil, Estadão, Folha, g1 e Reuters, entre outros veículos.

 

ClimaInfo, 11 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar