Chile anuncia plano de racionamento de água para lidar com seca histórica

Chile seca
Matias Basualdo/Zuma Press Wire/Rex/Shutterstock

Depois de 12 anos de seca persistente, a região de Santiago do Chile experimentará um plano de racionamento radical de água nos próximos meses para permitir o abastecimento de seus quase seis milhões de habitantes. O plano apresenta um sistema de alertas de quatro níveis, do verde ao vermelho, e prevê a diminuição da pressão da água em alguns horários, bem como o racionamento rotativo de até 24 horas.

O cenário é complicado. De acordo com o governo do Chile, a disponibilidade de água no país caiu em até 37% nos últimos 30 anos e a expectativa é que a escassez se torne ainda mais agravada nas próximas décadas, com a possibilidade de cair outros 50% no norte e no centro do país. O déficit hídrico dos rios Maipo e Mapocho, que respondem pela maior parte do abastecimento de água em Santiago, determinará se esses cortes ocorrerão a cada 12, seis ou quatro dias.

“Estamos em uma situação sem precedentes nos 491 anos de história de Santiago”, afirmou Claudio Orrego, governador da região metropolitana de Santiago. “É a primeira vez na história que temos um plano de racionamento de água devido à gravidade das mudanças climáticas. É importante que os cidadãos entendam que a crise climática veio para ficar. Não é apenas global, é local”.

CNN Chile, Deutsche Welle, Infobae, Guardian e Reuters, entre outros, deram a notícia.

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.