Chile anuncia plano de racionamento de água para lidar com seca histórica

13 de abril de 2022
Chile seca
Matias Basualdo/Zuma Press Wire/Rex/Shutterstock

Depois de 12 anos de seca persistente, a região de Santiago do Chile experimentará um plano de racionamento radical de água nos próximos meses para permitir o abastecimento de seus quase seis milhões de habitantes. O plano apresenta um sistema de alertas de quatro níveis, do verde ao vermelho, e prevê a diminuição da pressão da água em alguns horários, bem como o racionamento rotativo de até 24 horas.

O cenário é complicado. De acordo com o governo do Chile, a disponibilidade de água no país caiu em até 37% nos últimos 30 anos e a expectativa é que a escassez se torne ainda mais agravada nas próximas décadas, com a possibilidade de cair outros 50% no norte e no centro do país. O déficit hídrico dos rios Maipo e Mapocho, que respondem pela maior parte do abastecimento de água em Santiago, determinará se esses cortes ocorrerão a cada 12, seis ou quatro dias.

“Estamos em uma situação sem precedentes nos 491 anos de história de Santiago”, afirmou Claudio Orrego, governador da região metropolitana de Santiago. “É a primeira vez na história que temos um plano de racionamento de água devido à gravidade das mudanças climáticas. É importante que os cidadãos entendam que a crise climática veio para ficar. Não é apenas global, é local”.

CNN Chile, Deutsche Welle, Infobae, Guardian e Reuters, entre outros, deram a notícia.

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar