Em meio à guerra, Rússia acumula saldo histórico com exportações de petróleo e gás

13 de abril de 2022
Rússia gás
REUTERS/ Ali Jarekji/File Photo

As sanções internacionais contra o governo de Vladimir Putin tiveram pouco efeito imediato sobre a balança comercial russa, especialmente no que diz respeito às vendas de petróleo e gás. No 1º trimestre de 2022, a Rússia registrou o maior saldo na arrecadação fiscal com exportações de combustíveis fósseis desde 1994, acumulando mais de US$ 58 bilhões nos primeiros três meses do ano, mais do que o dobro dos US$ 22,5 bi registrados no mesmo período em 2021. Esses recursos são valiosos para a máquina militar do Kremlin: além de garantir dinheiro para manter a guerra contra a Ucrânia, o dinheiro também permite aliviar a pressão das sanções internacionais sobre a economia russa. Bloomberg e Business Insider deram a notícia.

Ao mesmo tempo, a OPEP confirmou nesta 3ª feira (12/4) uma redução em suas projeções sobre o aumento da demanda por petróleo em 2022. De acordo com o cartel de países produtores de petróleo, a demanda deve aumentar em 3,67 milhões de barris por dia neste ano, o que representa uma queda de 480 mil barris diários em comparação com as estimativas anteriores. De novo, a guerra entre Rússia e Ucrânia desponta como o principal fator para a diminuição do apetite global por combustíveis fósseis nos próximos meses. A notícia é da Reuters.

Por falar em OPEP e Rússia, a Reuters também destacou a movimentação da entidade para deixar de usar dados sobre petróleo da Agência Internacional de Energia (IEA). Puxada pela Arábia Saudita, a decisão reforça o clima de desconfiança entre os principais produtores de petróleo e os principais mercados consumidores do produto no Ocidente, como Estados Unidos e Europa. Para os sauditas, a IEA estaria sob influência política do governo norte-americano e, por isso, estaria mais preocupada em garantir o barateamento dos combustíveis no mercado internacional do que beneficiar os produtores. Lembrando que a OPEP insiste em segurar um aumento da produção de petróleo, contrariando repetidos pedidos da Casa Branca para aumentar a disponibilidade do produto no mercado global.

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar