Cientistas associam mudanças climáticas com furacões mais fortes em 2020 no Atlântico

14 de abril de 2022
furacões 2020
AP

A intensificação da mudança do clima contribuiu para aumentar a força dos ciclones que atingiram o Atlântico Norte em 2020, sugeriu um estudo publicado nesta semana por pesquisadores norte-americanos.

De acordo com a análise, o clima global mais quente tornou essas tempestades entre 5% (nos três dias de maior precipitação) e 10% (nas três horas de pior registro) mais fortes em relação à média observada desde 1850. No caso dos furacões, o desvio é ainda mais acentuado, com um aumento de 8% a 11% em sua força relacionado à mudança do clima.

“Não parece muito, mas se você estiver perto de um limite, um pouco a mais pode empurrá-lo para o topo”, comparou Michael Wehner, cientista climático do Lawrence Berkeley National Lab, coautor do estudo. “A implicação é que isso significa que houve mais inundações de água doce e que os danos dessas inundações aumentaram, mas o quanto isso aconteceu exigiria uma análise mais detalhada”.

A temporada 2020 de tempestades tropicais e furacões no Atlântico bateu recordes: 30 destes eventos foram registrados naquele ano na região, esgotando o modelo de nomeação de tempestades pelo alfabeto tradicional; dessas, sete se tornaram furacões, causando a morte de mais de 330 pessoas apenas nos EUA, área mais afetada. Os prejuízos superaram US$ 40 bilhões.

Associated Press e Washington Post repercutiram o estudo. No Brasil, a Folha republicou matéria da AFP sobre o assunto.

Em tempo: Outro estudo, também divulgado nesta semana, apontou que os furacões se tornaram duas vezes mais frequentes na última década em comparação com os anos 1980. Conduzido por pesquisadores da Alemanha e da Suíça, a análise ressaltou que as evidências apontam uma correlação “robusta” entre a intensificação dessas tempestades mais fortes e o aumento das temperaturas oceânicas causado pela mudança do clima. O Guardian deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 14 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar