Cientistas associam mudanças climáticas com furacões mais fortes em 2020 no Atlântico

furacões 2020
AP

A intensificação da mudança do clima contribuiu para aumentar a força dos ciclones que atingiram o Atlântico Norte em 2020, sugeriu um estudo publicado nesta semana por pesquisadores norte-americanos.

De acordo com a análise, o clima global mais quente tornou essas tempestades entre 5% (nos três dias de maior precipitação) e 10% (nas três horas de pior registro) mais fortes em relação à média observada desde 1850. No caso dos furacões, o desvio é ainda mais acentuado, com um aumento de 8% a 11% em sua força relacionado à mudança do clima.

“Não parece muito, mas se você estiver perto de um limite, um pouco a mais pode empurrá-lo para o topo”, comparou Michael Wehner, cientista climático do Lawrence Berkeley National Lab, coautor do estudo. “A implicação é que isso significa que houve mais inundações de água doce e que os danos dessas inundações aumentaram, mas o quanto isso aconteceu exigiria uma análise mais detalhada”.

A temporada 2020 de tempestades tropicais e furacões no Atlântico bateu recordes: 30 destes eventos foram registrados naquele ano na região, esgotando o modelo de nomeação de tempestades pelo alfabeto tradicional; dessas, sete se tornaram furacões, causando a morte de mais de 330 pessoas apenas nos EUA, área mais afetada. Os prejuízos superaram US$ 40 bilhões.

Associated Press e Washington Post repercutiram o estudo. No Brasil, a Folha republicou matéria da AFP sobre o assunto.

Em tempo: Outro estudo, também divulgado nesta semana, apontou que os furacões se tornaram duas vezes mais frequentes na última década em comparação com os anos 1980. Conduzido por pesquisadores da Alemanha e da Suíça, a análise ressaltou que as evidências apontam uma correlação “robusta” entre a intensificação dessas tempestades mais fortes e o aumento das temperaturas oceânicas causado pela mudança do clima. O Guardian deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 14 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.