Estudo: metas nacionais apresentadas na COP26 podem conter aquecimento em 2°C

metas climáticas COP26
Neil Hall/EPA

A chance é pequena, mas ainda existe. Se os países efetivamente tirarem do papel todas as promessas de ação climática apresentadas durante a última Conferência do Clima da ONU (COP26), em novembro passado em Glasgow, a humanidade poderá conter o aumento da temperatura média da Terra em 2°C, dentro do limite máximo definido pelo Acordo de Paris.

A conclusão é de um novo estudo publicado ontem (13/4) na revista Nature. O estudo calculou os objetivos de mitigação e projetou as probabilidades de aquecimento até o final deste século. Se não houver um aumento no grau de ambição dos países nem um abandono dos compromissos atuais, o mundo poderá conter o aquecimento em 1,9°C até 2100; no entanto, qualquer deslize por parte dos governos e das empresas na implementação desses objetivos significará a inviabilização dessa meta.

Se o limite de 2°C ainda é viável, o mesmo não pode ser dito do objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris – a limitação de 1,5°C no aquecimento. De acordo com o estudo, as chances dos compromissos atuais dos países nos levarem a um aumento de temperatura nesse patamar é de apenas de entre 6% a 10%. Para os países mais vulneráveis à crise climática, como é o caso das pequenas nações insulares em desenvolvimento, um aumento da temperatura média global acima de 1,5°C trará ameaças existenciais, com o risco de o aumento do nível do mar engolir muitas dessas nações.

“Podemos dizer que o artigo traz boas e más notícias. A boa é que pela primeira vez projetamos que é possível manter o aquecimento abaixo da simbólica marca dos 2°C com as promessas que já estão postas na mesa. Isso implica, é claro, que os países cumpram todos os objetivos que estabeleceram e que deem o suporte necessário para que os mais vulneráveis consigam cumprir suas metas no tempo determinado”, afirmou Malte Meinshausen, principal autor do estudo e cientista da Universidade de Melbourne (Austrália), citado pelo Observatório do Clima. “A má notícia é que nosso estudo mostra claramente que, se quisermos chegar perto do objetivo de limitar o aumento a 1,5°C, temos de aumentar as ambições imediatamente e começar a implementar políticas efetivas de mitigação até 2030”.

AFP, Associated Press, BBC, Bloomberg, Guardian, Independent, Mongabay e Washington Post, entre outros, destacaram essa análise.

 

ClimaInfo, 14 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.