Estudo revela conexão entre desmatamento e anemia em crianças amazônicas

19 de abril de 2022

A carne de caça é uma das fontes mais fundamentais na alimentação das comunidades indígenas no interior da Amazônia, especialmente para as crianças. No entanto, o avanço do desmatamento está dificultando a caça de animais selvagens por esses grupos, com impacto direto nos níveis de nutrição infantil. Essa é a conclusão de um novo estudo publicado na revista Scientific Reports por pesquisadores do Brasil e do Reino Unido.

Como Mariana Sanches observou na BBC Brasil, o estudo mostra um paradoxo: a floresta está sendo derrubada, em grande parte, para abrir espaço ao pasto da produção de carne bovina; no entanto, essa carne não está chegando até indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais. Como a perda do habitat natural está diminuindo a disponibilidade de animais selvagens para caça, tem-se um cenário de insegurança alimentar crescente, com reflexos nas condições de crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso já é visível nos casos de anemia: enquanto os números nacionais apontam para um caso a cada dez crianças, na Amazônia rural são seis em cada dez.

“Quando há uma degradação do ambiente, animais cuja carne é muito valorizada, como a anta ou a queixada, costumam sumir da região bem rápido. Outras espécies, como a paca, parecem ser mais resilientes à devastação ou à caça predatória”, afirmou Patrícia Carignano Torres, pesquisadora da Universidade de São Paulo e uma das autoras do estudo. Além do desmatamento, a intensificação da mudança do clima também pode ter efeito negativo na segurança alimentar na Amazônia.

Em tempo: ​​O Profissão Repórter (TV Globo) foi até o rio Tapajós, no coração da Amazônia, para registrar como as comunidades ribeirinhas da região de Alter do Chão estão lidando com o aumento da contaminação da água pelo garimpo e pelo desmatamento ilegal. Muitos ainda sofrem com doenças associadas ao consumo de água poluída ou de peixes contaminados por metais pesados do garimpo, como o mercúrio. A reportagem também visitou a região de Mariana (MG) para abordar os impactos do maior crime ambiental da história do Brasil – o desastre da barragem de Fundão, cometido pela mineradora Samarco, em 2015.

 

ClimaInfo, 19 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar