Estudo revela conexão entre desmatamento e anemia em crianças amazônicas

Amazônia anemia crianças
Luke Parry/ Divulgação

A carne de caça é uma das fontes mais fundamentais na alimentação das comunidades indígenas no interior da Amazônia, especialmente para as crianças. No entanto, o avanço do desmatamento está dificultando a caça de animais selvagens por esses grupos, com impacto direto nos níveis de nutrição infantil. Essa é a conclusão de um novo estudo publicado na revista Scientific Reports por pesquisadores do Brasil e do Reino Unido.

Como Mariana Sanches observou na BBC Brasil, o estudo mostra um paradoxo: a floresta está sendo derrubada, em grande parte, para abrir espaço ao pasto da produção de carne bovina; no entanto, essa carne não está chegando até indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais. Como a perda do habitat natural está diminuindo a disponibilidade de animais selvagens para caça, tem-se um cenário de insegurança alimentar crescente, com reflexos nas condições de crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso já é visível nos casos de anemia: enquanto os números nacionais apontam para um caso a cada dez crianças, na Amazônia rural são seis em cada dez.

“Quando há uma degradação do ambiente, animais cuja carne é muito valorizada, como a anta ou a queixada, costumam sumir da região bem rápido. Outras espécies, como a paca, parecem ser mais resilientes à devastação ou à caça predatória”, afirmou Patrícia Carignano Torres, pesquisadora da Universidade de São Paulo e uma das autoras do estudo. Além do desmatamento, a intensificação da mudança do clima também pode ter efeito negativo na segurança alimentar na Amazônia.

Em tempo: ​​O Profissão Repórter (TV Globo) foi até o rio Tapajós, no coração da Amazônia, para registrar como as comunidades ribeirinhas da região de Alter do Chão estão lidando com o aumento da contaminação da água pelo garimpo e pelo desmatamento ilegal. Muitos ainda sofrem com doenças associadas ao consumo de água poluída ou de peixes contaminados por metais pesados do garimpo, como o mercúrio. A reportagem também visitou a região de Mariana (MG) para abordar os impactos do maior crime ambiental da história do Brasil – o desastre da barragem de Fundão, cometido pela mineradora Samarco, em 2015.

 

ClimaInfo, 19 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.