Atacados pelo governo, indígenas querem proteção de direitos e representação política

indígenas na política
Alass Derivas/Midia Ninja

O dia 19 de abril é conhecido no Brasil como o Dia do Índio. Nas escolas, especialmente no ensino infantil, é comum que este dia seja tratado como uma data folclórica, com fantasias, tinta no rosto e cocar na cabeça. No entanto, para os Povos Indígenas, tal como os outros 364 dias do ano, 19 de abril é dia de luta e resistência contra as forças políticas e econômicas que insistem em atropelá-los e enterrar suas tradições e cultura.

“Não temos nada a comemorar nesse dia, porque ainda continuamos cheios de problemas, como invasores das Terras Indígenas, ameaças de mineradoras, governo usando discurso de ódio contra a nossa riqueza, que é o meio ambiente, e os nossos direitos no Brasil”, afirmou o cacique Almir Suruí à CNN Brasil. “A gente tem que lutar. É um dia de resistência em defesa do direito coletivo dos Povos Indígenas”.

“Os indígenas são parte fundamental da diversidade étnica do Brasil, do ser brasileiro”, escreveu Míriam Leitão n’O Globo. Com as bênçãos do atual governo, mais interessado no desmonte dos órgãos de proteção socioambiental, “os Povos Indígenas têm sido atingidos de forma mais violenta pela devastação do garimpo, especialmente os Yanomami, Munduruku e Kayapó”.

Exatamente por conta dessa situação, lideranças indígenas de todo o país estão se articulando para levar novos nomes para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas nas eleições nacionais de outubro. Leandro Prazeres trouxe detalhes dessa estratégia na BBC Brasil: a ideia geral das forças indígenas é reduzir a quantidade de candidaturas para focar naquelas que têm condições de se eleger. A estimativa é de que sejam lançadas em torno de 30 candidaturas com a chancela do movimento indígena, sendo a maior parte encabeçada por mulheres. “Agora, nosso foco é a viabilidade eleitoral”, justificou Sônia Guajajara, coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que se lançará como candidata à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.

Agência Pública, Folha e O Globo também destacaram a movimentação das lideranças indígenas para eleger uma “Bancada do Cocar”.

 

ClimaInfo, 20 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.