Biodiversidade sob risco: uma em cada cinco espécies de répteis enfrenta perigo de extinção

28 de abril de 2022
biodiversidade répteis
Blair Hedges / IUCN

Uma pesquisa internacional mostrou como a degradação do meio ambiente e a intensificação da mudança do clima estão pressionando as espécies de répteis em todo o mundo. Segundo a análise, mais de ⅕ delas estão enfrentando risco de extinção, com impactos ecossistêmicos potenciais desastrosos. Do total de 10.196 espécies de répteis identificadas e conhecidas hoje, 1.829 se encontram sob algum grau de ameaça e outras 1.489 possuem dados incompletos, o que não permite considerá-las livres de risco de extinção.

Liderado pela NatureServe, IUCN e Conservation International, o estudo foi conduzido por 52 pesquisadores que analisaram dados da Avaliação Global de Répteis, coletados ao longo dos últimos 17 anos por mais de 900 cientistas. A análise mostrou que o impacto potencial do desaparecimento dessas espécies é assustador: pragas de insetos que hoje são controladas e combatidas por répteis podem se tornar mais frequentes sem a presença deles. Além disso, os répteis ajudam na dispersão de sementes e na obtenção de substâncias e recursos para tratamento médico e terapêutico.

“Perderíamos um total de 15,6 bilhões de anos de história evolutiva se cada uma dos 1.829 espécies de répteis ameaçados se extinguisse”, comentou Neil Cox, coautor do estudo e pesquisador da IUCN. “Se removermos os répteis, isso pode mudar radicalmente os ecossistemas, com efeitos colaterais infelizes, como o aumento de insetos-praga”.

O estudo foi publicado na revista Nature e teve repercussão na imprensa, com destaques em veículos como Associated Press, BBC, Guardian, NY Times e Reuters.

 

ClimaInfo, 28 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar