Califórnia decreta emergência hídrica para evitar colapso no abastecimento 

Califórnia emergência hídrica
Frederic J. Brown / AFP / Getty

O governo da Califórnia declarou nesta semana uma emergência de escassez hídrica no sul do estado, com medidas sem precedentes de economia e restrição do uso de água. O objetivo das autoridades é evitar um colapso no fornecimento de água nos próximos meses, com a chegada do verão e o começo da temporada seca no oeste norte-americano. Pelas novas regras, usos não essenciais da água estão severamente restringidos, como a irrigação de jardins e a lavagem de veículos e espaços físicos. Essas medidas afetarão pelo menos seis milhões de pessoas nas regiões de Los Angeles, Ventura e San Bernardino.

O estado está entrando em seu 3º ano seguido de estiagem, com chuvas muito abaixo da média histórica. Nos últimos tempos, a temporada seca também tem causado megaincêndios florestais, potencializados por fortes ondas de calor e ventos oceânicos do Pacífico. Assim, a escassez hídrica tornou-se um problema corriqueiro para os californianos, que também sofrem com apagões elétricos causados pela demanda excessiva durante o calor.

“Não temos o suprimento para atender às demandas normais que temos”, disse Adel Hagekhalil, da Metropolitan Water District of Southern California, agência que regula o fornecimento de água no sul da Califórnia. “E agora precisamos priorizar entre regar nossos gramados ou ter água para nossos filhos e netos, e meios de subsistência e saúde.”

Associated Press, Guardian, Washington Post e Wall Street Journal repercutiram o aperto hídrico dos californianos.

Em tempo: O calor também está causando problemas na Índia. Como noticiamos aqui, o sul da Ásia sofre com uma forte onda de calor que elevou os termômetros para mais de 40oC no centro-norte indiano e no Paquistão nos últimos dias. Como a Reuters noticiou, o calor intenso e o aumento da demanda por energia elétrica para abastecer equipamentos de ar-condicionado e refrigeração causaram o pior apagão em seis anos na Índia. Autoridades e especialistas médicos alertam para o risco de doenças respiratórias e efeitos colaterais do calor, o que pode pressionar os serviços de saúde. O NY Times destacou a expectativa dos meteorologistas, que indicam que a temperatura deverá se manter nesse patamar ao menos até o mês que vem, quando as chuvas de monção trarão um pouco de alívio.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.