Consumidores ainda ignoram relação de desmatamento com a carne bovina, mostra pesquisa

consumidores carne de desmatamento
Miguel Schincariol/AFP

Um dos principais obstáculos para a indústria brasileira da carne bovina no exterior tem sido as cobranças de compradores e consumidores em mercados nos EUA e na Europa por garantias de que o produto a eles oferecido não tem qualquer relação com o desmatamento ilegal ou crimes socioambientais em geral. Por ora, essa preocupação ainda não se reflete entre os consumidores nacionais de carne – ou, pelo menos, não na mesma proporção.

De acordo com uma pesquisa lançada nesta 4ª feira (27/4), o consumidor brasileiro mantém uma atitude ambígua quando o assunto é a relação entre a carne consumida e o desmatamento. Por um lado, 57,9% entendem que ter informação sobre a “pegada de desmatamento” da carne é importante para sua decisão de compra. Por outro, quase 60% afirmaram que não deixariam de comprar carne de fabricantes associados ao desmatamento.

A pesquisa foi apresentada durante o lançamento da plataforma Radar Verde, uma iniciativa do Imazon e do Instituto O Mundo que Queremos, em parceria com os sites ((o)) eco e Reclame Aqui, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). A ferramenta pretende oferecer aos consumidores brasileiros informações transparentes sobre a origem da carne comercializada nos principais supermercados do país.

A partir de entrevistas com quase 10 mil brasileiros realizadas entre 16 e 18 de novembro do ano passado, o levantamento ressaltou que a falta de informação é um empecilho não apenas para a decisão de compra do consumidor, mas também para sua conscientização sobre o impacto de sua decisão sobre o meio ambiente. Quase 80% dos entrevistados afirmaram que os vendedores de carne bovina têm a responsabilidade de verificar a procedência do produto, e 73% apontaram que deixariam de comprar nos estabelecimentos comerciais em questão se eles não conseguirem garantir que o produto vendido está livre de desmatamento.

“As respostas conflitantes mostram o quanto o consumidor não entende do tema e não está envolvido com a pauta. Outro ponto importante que podemos inferir da pesquisa é que, para o consumidor, o papel de controle de origem da carne deve ser do varejista, e não dele”, explicou a ((o))eco Patrícia Cansi, diretora de operações do Reclame Aqui.

Exame, Um Só Planeta e Valor deram mais informações sobre a pesquisa e o novo indicador de desmatamento na cadeia da carne bovina brasileira.

 

ClimaInfo, 28 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.