IBAMA é o órgão federal mais atacado pelo presidente da República

IBAMA desmonte livro de servidor
Divulgação/IBAMA

A Folha trouxe dados de um novo livro organizado por servidores do IPEA que apontou o IBAMA como o órgão governamental que mais sofreu “assédio institucional” por parte do atual presidente da República. Dos 211 casos identificados pela publicação, 21 estão relacionados com a autarquia ambiental.

Os ataques presidenciais ao IBAMA não se limitam apenas ao “assédio institucional”: sob a atual administração, o orçamento para ações de combate ao desmatamento e às queimadas caiu para os piores patamares em mais de uma década. Além disso, o IBAMA sofre com a falta de mão de obra, o que impacta não apenas as operações de fiscalização, mas também o processamento das autuações ambientais dentro do governo, aumentando o risco de prescrição das multas. Para piorar, o governo tem colocado pessoas de passado suspeito (e muitas delas com multas ambientais nas costas) em cargos de direção no IBAMA.

Como explicou José Celso Cardoso Jr., um dos organizadores da publicação, os ataques não são gratuitos, mas sim reflexo de um projeto autoritário do atual governo. “É mais uma forma de atacar a democracia e colocar no lugar uma ordem liberal do ponto de vista econômico, mantida através da força”, disse o pesquisador.

O livro será lançado nesta 3ª feira (3/5), em cerimônia no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

ClimaInfo, 3 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.